Programa de (des)Aprendizagem

Os estudos das artes do corpo e da cena, mais que um modo de fazer arte pelo viés expressivo, revela também modos de pensar, sentir e viver a contemporaneidade. Essa afirmação aponta para a necessidade de considerar a construção dos estados de presença como um percurso, um processo de criação vivenciado ao longo de uma linha temporal, necessariamente não linear, que envolve muitos encontros e afetos, em constantes mutações. 

 

A proposta do Lab Corpo Palavra é investigar e criar atos de pensamento em um processo de afetar e ser afetada(o/e) por suas marcas através de escritas cartográficas: "O pensamento é uma espécie de cartografia conceitual cuja matéria-prima são as marcas e que funciona como universo de referência dos modos de existência que vamos criando, figuras de um devir. [O pensamento é vulnerável às suas marcas], acaso dos encontros, onde se produzem as diferenças; necessidade de criar um devir-outro que as corporifique." (Suely Rolnik).

 

As relações entre pessoas, imaginários e desejos permitem a produção de um pensamento que acessa uma dilatação do discurso corporal, de modo a englobar aspectos do corpo sensível na construção de diálogos que potencializam a pesquisa e criação nas artes e nos estudos do corpo.

IMG_0505_edited.jpg

O Programa de (Des)Aprendizagem é o ambiente de experimentação das escritas cartográficas, somáticas, performáticas, escritas do/no/com o corpo. As práticas para o envolvimentos com os modos de (des)aprendizagem da nossa relação com o corpo-escrita e o corpo-fala são oferecidos aqui de diferentes maneiras, a saber:

1- Acompanhamento de processos  (individual, duo, trio ou grupo de estudo) destinado às companhias e/ou coletivos artísticos e/ou núcleos de pesquisa.

2- Cursos em módulos - edição virtual (cada módulo oferece um percurso de 8 a 15 encontros)

 

3- Cursos em módulos presenciais e extensivos (cada módulo tem um período entre 3 a 6 meses, acontecendo de 2x a 3x por semana) 

 

4- Cursos em módulos presenciais e intensivos (período a ser combinado)

 

5- Residência Artística – período a ser combinado

Os próximos módulos - edição virtual - que estão agendados e com inscrições abertas são o Módulo III (artesanias, alfaiatarias e andarilhagens) e o Módulo II (poéticas da queda).

Ao longo do segundo semestre teremos mais um grupo de Módulo I (eixos éticos, estéticos e políticos), que agora estão acontecendo como Curso de Extensão Universitária da Faculdade Angel Vianna.

 

Para inscrições, informações e contratação de algum curso do Lab Corpo Palavra, favor entrar em contato através do email: celeiromoebius@gmail.com 

LAB_MOD-II_flyer.png
LAB_MOD-III_flyer.png

Aula Introdutória do Lab Corpo Palavra, oferecida gratuitamente no Canal de Youtube, e realizada através do Prêmio Cultura Presente nas Redes da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

As fotos desta página são de Helena Cooper.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram