top of page
CORPO%2520PALAVRA%2520-%2520Foto%2520Jul
CORPO%2520PALAVRA%2520-%2520Foto%2520Jul

O Lab Corpo Palavra é uma proposição artística pedagógica que entrelaça processos de criação de si com processos de criação artística na área de dança, das artes do corpo e da cena através de investigações das interseções entre o corpo e a palavra na relação vida-arte-vida; oferecendo dinâmicas que convidam à uma prática de modulação das conectividades entre presença corporal, qualidades de movimento e produção-processo de (des) conhecimento. 

O intuito é oferecer um ambiente de experimentação dos modos de grafias do corpo - coreografias e dramaturgias do movimento, compreendidas como escritas do corpo no espaço em uma perspectiva cartográfica. A cartografia parte do pressuposto e do reconhecimento de que se está continuamente em processo. Desse modo,  ser artista/pesquisadora(o) é ser cartógrafa(o) de sua poiésis no encontro com as informações que lhe chegam através de sua experiência relacional com o mundo. O perfil de uma(um) cartógrafa(o) é regulado pela disponibilidade sensível que esta(e) oferece ao seu processo de produção de realidade. Para ela(e) é imprescindível a radical premissa: estar em constante aprendizado com o movimento que emerge do tensionamento entre fluxos vitais e organização do território, um percurso cíclico de desterritorialização e reterritorialização.

foto%20de%20Julio%20Stotz_edited.jpg

O Lab Corpo Palavra aciona a escuta das intensidades do afeto enquanto o corpo move e escreve simultaneamente, enquanto dança e fala conjuntamente, enquanto mobiliza e lê concomitante-mente. Decifrar sensações, produzir e deslocar sentidos enquanto praticamos o corpo-escrita e o corpo-fala nas transitoriedades da atenção.

Criar intimidade com os micro-movimentos dos espaços internos do corpo e as interconectividades com os espaços externos promove uma inauguração de trajetos dos modos de pensar e mover.

A construção da presença é um percurso que envolve encontros e afetos. Convoca-se as relações entre corpo-escrita e corpo-fala a um devir-queda, vulnerabilizando a conservação de formas pré-estabelecidas e codificadas entre razão e sensação, entre corpo e pensamento; mobilizando uma escrita integrada ao fluxo vital do corpo em movimento com abertura à criação de outras conectividades com o pensamento. 

 

A Metodologia do Laboratório vem sendo elaborada pela artista  Aline Bernardi ao longo de uma pesquisa iniciada em 2012 com os seminários Corpo Palavra na Faculdade Angel Vianna / RJ - Brasil, aprofundada durante uma formação intensiva em performance e no programa de Investigação Artística do C.E.M (Centro em Movimento em Lisboa/Portugal), na Pós Graduação em Preparação Corporal para as Artes Cênicas na Faculdade Angel Vianna PCA/FAV; e no Mestrado em Dança/ PPGDAN UFRJ.

corpo%20palavra%20-%20Foto%20Julio%20Sto
corpo%20palavra%20-%20Foto%20Julio%20Sto

O envolvimento em processos de criação com rotas performáticas na criação de espaços para o exercício de escritas coletivas em dramaturgias itinerantes: esse é o fio mobilizador das práticas do Programa de (Des)Aprendizagem do  Lab Corpo Palavra.

Em 2020 inauguramos o selo editorial do Lab Corpo Palavra, a Coleção Cadernos Sensórios Corpo Palavra, ecoando as poéticas emergidas no ambiente laboratorial.

"As propostas de movência pensadas por Aline Bernardi, assim como suas contínuas experimentações que friccionam dança, performance, som e escrita, certamente colaboram na abertura de um corpo mais vital e presente. As linhas que se abrem nessa desterritorialização e reterritorialização permanentes fazem fugir o status normalmente melancólico e repetitivo do movimento que vivenciamos como padrão cotidiano. Esse processo, acredito, envolve uma abertura através da pele. O trabalho de Aline me permite poder criar temporariamente um corpo que tudo vê. Isso se dá pelas contaminações constantes entre práticas, dança e escrita, poesia e som.

CORPO%20PALAVRA%20-%20Foto%20Julio%20Sto

Mais do que improvisar e provocar contato, as agitações provocadas por suas propostas, fazem atritar afetos que podem misturar-se uns aos outros, como em um processo de contágio. Aline perfura o real e não se contenta em apenas representá-lo.

 

Suas propostas já são o próprio acontecimento de criação de territórios mais vitais, diferentes do contexto espetacular em que as cidades modernas se apresentam." (Daniela Avellar - psicóloga e mestra em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF/RJ)

CORPO%20PALAVRA%20-%20Foto%20Julio%20Sto
CORPO%20PALAVRA%20-%20Foto%20Julio%20Sto

Clique aqui para a página do Programa de (Des)Aprendizagem do  Lab Corpo Palavra.

Clique aqui para acessar a página da Coleção Cadernos Sensórios Corpo Palavra

Clique aqui para acessar o Portifólio Artístico-Pedagógico do Lab Corpo Palavra. 

As fotos desta página são de Julio Stotz.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page