top of page

ALINE BERNARDI

Aline%2520Bernardi%2520foto%25204%2520-%
Aline%2520Bernardi%2520foto%25204%2520-%
Aline Bernardi foto 4 - crédito Helena

Artista transdisciplinar, com poéticas que entrelaçam artes cênicas, escritas performativas e fabulações entre espécies companheiras, especificamente com cavalos e éguas.

 

Performer, bailarina, atriz, escritora, diretora de movimento, coreógrafa, preparadora corporal, professora e pesquisadora das artes co corpo e da cena, com atuação nas artes da improvisação, práticas somáticas e atuação cênica no campo intensivo.

Doutoranda em Artes da Cena no PPGAC / UFRJ. Mestre em Dança no PPGDAN/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pós Graduada no Programa de Especialização PCA (Preparação Corporal nas Artes Cênicas) da Faculdade Angel Vianna (FAV), ambas com a pesquisa LAB CORPO PALAVRA.

 

Aperfeiçoamento em Performance através do Programa F.I.A. (Formação Intensiva Acompanhada) do c.e.m. (centro em movimento), de Lisboa.

 

Graduada em Licenciatura Plena na FAV. Formação Técnica em Dança Contemporânea pela Escola Angel Vianna.

 

Certificada nos Módulo Introdutório, CS1 e CS2 das Técnicas de Terapia Crânio Sacro pela Upledger Brasil. Capacitação pelo Instituto Ivaldo Bertazzo (SP) no Método Bertazzo de Reeducação do Movimento.

Atua como Professora de Corpo/Dança/Improvisação na ESLIPA - Escola Livre de Palhaços e Palhaças. Atuou como Professora Substituta de Dança do Colégio Pedro II - Unidade Realengo II [2018-2019], sendo fundadora e integrante da equipe do NACE - Núcleo de Artes Cênicas e tendo feito parte da equipe de elaboração e entrega do Projeto Político Pedagógico para a implementação de um Curso Técnico em Dança e Teatro na instituição. Atuou como professora convidada da Escola de Dança Livre da Maré (2024).

Pesquisadora do Grupo de Extensão Universitária CLiPES - Corpo, Linguagem, Política, Educação e Subjetividade, vinculado à Linha de Pesquisa em Cultura e Conhecimento do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA, UNEB, UEFS, LNCC e CIMANTEC).

 

Também se vincula ao Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB, particularmente a Linha de Pesquisa Educação, Política e Linguagens.

DSC08687.jpg
DSC08687.jpg

Diretora do Celeiro Moebius. Propositora-Criadora do LAB CORPO PALAVRA, que nos últimos 10 anos vem sendo realizado em diferentes espaços privados e públicos, nos mais diversos formatos, desde residências artísticas até cursos de formação. Autora e Organizadora do livro Lab Corpo Palavra: chão para uma prática de escritas dançadas, que integra as Edições PPGDan/UFRJ, com co-edição da Coleção Cadernos Sensórios Corpo Palavra, publicado pela Ed Circuito (2023), através de premiação da Faperj. o selo editorial do Lab Corpo Palavra - a Coleção Cadernos Sensórios, também lançou três ebooks disponíveis para leitura - VERTIGEM INFINITAFORÇAS INTERMOLECULARES e TEXTURAS TRANSLÚCIDAS.

 

Através do Prêmio Fomento à Todas as Artes, da Lei Federal Aldir Blanc realizou a residência artística "Lab Corpo Palavra: coreografias e dramaturgias cartográficas" [2021-2020]; e o Prêmio Cultura Presente nas Redes da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Fundo Estadual de Cultura viabilizou a  "Aula Introdutória - Lab Corpo Palavra" [2020], disponível gratuitamente no youtube.

 

O Lab Corpo Palavra atua nas universidades e escolas públicas do Brasil, centros e espaços culturais urbanos e rurais, com destaque para: Percurso de formação no Espaço Corpo do Sesc Copacabana, RJ [2017]; Programa de Capacitação Técnica e Artística da FUNARTE [2019]; Residência Artística no Espacio de Desarrolllo Harmônico, Uruguai (2020); Otro Festival, na Aldeia Indígena Sacha Wasi, na floresta amazônica do Equador (2023), entre outros.

Aline Bernardi foto 3 - crédito Helena
Aline Bernardi foto 3 - crédito Helena
Aline Bernardi foto 3 - crédito Helena

 

Integrante da equipe do ESPAÇO LUA BRANCA / MG - Brasil, compõe a curadoria e o Núcleo Gestor do programa ENTRE SERRAS: RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS E POÉTICAS DA SUSTENTABILIDADE, em atividade desde 2015, promovendo o fazer artístico em áreas rurais, fora dos grandes centros urbanos, incentivando uma política de projetos comunitários e ecológicos; tendo sido contemplado com o Prêmio Fomento do Fundo Estadual de Cultura / MG [2018] e com o Fundo Iberescena [2020-2021].

Idealizadora e curadora do Encruzilhadas Latinoamericanas, uma plataforma de intercâmbio entre artistas latinoamericanas da dança, do teatro, da performance, com primeira edição (2024) realizada com patrocínio do Ministério da Cultura do Equador e da Universidade de São Francisco de Quito.

A artista tem ampla participação em programas de residência artística no Brasil e no exterior, com destaque para:

 

}} Residência Artística do CENTA - Vila Velha de Rodão / Portugal [2015], onde iniciou o percurso de criação do projeto autoral Decopulagem;

 

}} Programa de Residência da Eco Vila Terra Una [2012], onde realizou o Projeto Manoelesco – a poesia de Manoel em um corpo de dança, realizando o videodança “MATÉRIA / SUBSTANCE”, em parceria com a artista canadense Allison Moore, com circulação em festivais e mostras de cinema e videodança do Brasil, Chile, Espanha, Portugal e Canadá;

}} Residência Práticas de Escuta através do Fundo Iberescena 2020, onde junto a artistas chilenos e uruguaios realizou vivências em aldeias indígenas e vilas de pescadores desembocando na criação de performances apresentadas no final do percurso;

}} Residência Artística no Chaillot - Theatre National de la Danse em Paris (2024), proposta por Ivani Santana, através Prêmio Cruzamentos de Intercâmbio Brasil França;

}} Residência “Colaboratório”, com estudos acerca do oráculo, mediada e proposta por Faetusa Tirzah, Casa Sônica, Fortaleza/CE (2024);

}} Residência "Oferendas e Fabulações", uma realização do selo artístico Celeiro Moebius, com proposição de Aline Bernardi, Matheus Vieira e Bianca Andreoli, realizada no Espaço Focus de Criação, RJ, em 2 edições (2024 e 2025);

}} Residência “Corpo Adubo", proposta por Luisa Coser, na Casa de Cultura Sônia Cabral, Vitória/ES (2025).

Co-fundadora e ativista do Movimento Contato Improvisação Carioca; idealizadora do Site CONTATO IMPROVISAÇÃO BRASIL., representando a segunda geração de professoras que difunde o CI no Rio de Janeiro há 17 anos. Integrou o Coletivo OCO [2012-2017], compondo a equipe do CEM (Ciclo Expansão do Movimento) e é a diretora, artista propositora e performer de “Corpo Ambiente”, performance itinerante de rua que teve a estréia nacional no Contato Coletivo – II Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco, na cidade de Recife [2015]; e foi reapresentada no MAC - Niterói, no evento “escuta, sinta, imagine” [2107]. 

Ensaio Cartográfico 3 - foto Helena Coo
Ensaio Cartográfico 3 - foto Helena Coo

Atualmente está se dedicando à circulação nacional e internacional da pesquisa autoral do livro-performance DECOPULAGEM, com apresentações já realizadas em diferentes cidades do Brasil, do Uruguai, Chile, Argentina e Reino Unido; tendo realizado Lançamento internacional da performance solo com exposição do livro no POP Moves 12th anual conference - Moving Beyond Coloniality: Practices of Emancipation Across Performances of the Popular, University of Roehampton, London 2019. 

 

Integra a equipe do espetáculo “Paulo Freire: o Andarilho da Utopia”, como preparadora corporal, dirigido por Luiz Antônio Rocha que em 2019 recebeu indicação ao Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação.

 

Diretora, artista propositora e performer de “Corpo Ambiente”, performance itinerante de rua, com circulação nacional entre 2015 e 2017.

Dentre as atuações em performances, espetáculos e produções audiovisuais, destacam-se:

}} Bailarina/performer do "Diga-se de Passagem” apresentado no Programa do Novíssimos [2012], dentro do Panorama Festival de Dança; Intérprete-Criadora do "Assim você saberá onde estou, aqui e lá" [2013-2014], pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna; Intérprete-criadora do "Antídoto" [2025], pelo Prêmio Funcultura do Espírito Santo - espetáculos com direção de Luisa Coser;

}} Intérprete-criadora, bailarina e atriz do espetáculo "As Histórias de @evamariageni" [2022-2023-2024], com direção de Ivani Santana, apresentações e temporadas no Brasil e na França, contemplado pelo Prêmio de Dança Funarj e Prêmio Cruzamentos de Intercâmbio Brasil França;

}} Bailarina do espetáculo infantil "Gbìn" [2024], da Cia de Dança Xirê, com direção de Andrea Elias, contemplado pelo Prêmio Sesc Pulsar Corpo Negro

 

}} Intérprete-criadora, bailarina e atriz da Cia de Dança Impele, no espetáculo “Mar de Ressaca”, com direção de Marco André Nunes [2016].

 

}} Coreógrafa do videodança “Zoé”, direção de Iara Magdaleno [2015] e bailarina do videodança “o tempo que leva”, direção João Bastos [2013], ambos projetos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

 

}} Intérprete Criadora do Projeto Bricolage. Direção: Isabella Duvivier. Circulação Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil. Projeto contemplado pelo Fundo de Apoio à Dança do Município do Rio de Janeiro (FADA); com colaboração artística no livro publicado: Projeto Bricolage: manifesto do invisível - Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2014.

 

}} Atriz do espetáculo “Senhora dos Afogados” dirigido por Ana Kfouri [2010-2011].

}} Bailarina da Ópera Orfeu, com direção de Alberto Renault, Direção Musical e Regência de Marcelo Fagerlande, Coreografia de Giti Bond, com temporada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2007).

Ensaio Cartográfico 5 - foto Helena Coo
Ensaio Cartográfico 5 - foto Helena Coo
Ensaio Cartográfico 5 - foto Helena Coo

Principais Prêmios do selo artístico Celeiro Moebius: 

2022 - Prêmio de Dança FUNARJ, com o espetáculo "As Histórias de @evamariageni"

 

2021-2020 - Prêmio do Fundo IBERESCENA Fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, na linha Apoio à Criação em Residência com o projeto "Entre Serras : Residências Artísticas e Poéticas da Sustentabilidade" 

 

2021-2020 - Prêmio Fomento à Todas as Artes, da Lei Federal Aldir Blanc com o projeto "Lab Corpo Palavra: coreografias e dramaturgias cartográficas"

 

2020 - Prêmio Respirarte FUNARTE (Fundação Nacional das Artes) com o projeto de videoarte "escrita: terra, água, sangua" 

 

2020 - Prêmio Cultura Presente nas Redes da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Fundo Estadual de Cultura com o projeto "Aula Introdutória - Lab Corpo Palavra"

 

2018 - Prêmio Fomento do Fundo Estadual de Cultura do estado de Minas Gerais com o projeto "Entre Serras : Residências Artísticas e Poéticas da Sustentabilidade"

Publicações de Revistas, Artigos e Livros (CLIQUE AQUI).

Ensaio Cartográfico 4 - foto Helena Coo
Ensaio Cartográfico 4 - foto Helena Coo
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page